sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A crônica e Luís Fernando Verrísmo !



Pra mim Crônica é um dos gêneros literários mais gostosos de se ler,eu particularmente sou uma das maiores fãs ,a história da crônica é o seguinte : Ela é se desenvolveu na Europa na época medieval e renacentista e se consolidou no Brasil em 1930,todos sabemos que ela conta histórias da vida cotidiana fazendo um certo tipo de reflexão.Como disse Fernando Sabino :" a crônica é um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. Algo para ser lido enquanto se toma o café da manhã ".


Entre os melhores cronistas do Brasil estão : Fernando Sabino,Rubem Braga,Antonio Candido,Carlos Drummond de Andrade,Paulo Mendes Campos e o nosso ilustre Luis Fernando Veríssimo,na minha humilde opinião é o Melhor e é por isso que vou falar um Pouco dele agora.


Luis nasceu dia 26 de setembro de 1936,em Porto Alegre,filho do grande Èrico Veríssimo.Foi jornalista,editor,redator,tradutor,criou alguns quadro para a rede Globo,fez textos tbm para a Playboy,Claudia,Veja,Folha de São Paulo etc...


Entre suas melhores crônias estão : A Mãe de Freud(1),Ed Mort,Comédias da Vida Privada,Rei do Rock,Orgias,Para Gostar de Ler Vol.14,Sexo na cabeça,As mentiras que os homens contam, entre muitas outras.E agora deixo vocês com uma delas ,leiam e se divirtam !


O flagelo do vestibular, de Luis Fernando Veríssimo:

"Mãe de vestibulando. Os casos mais dolorosos. O inconsciente do filho às vezes nem tá: diz pra coroa que cravou coluna do meio em tudo e está matematicamente garantido. E ela ali, desdobrando fila por fila o gabarito. Não haveria um jeito mais humano de fazer a seleção para as universidades? Por exemplo, largar todos os candidatos no ponto mais remoto da floresta amazônica e os que voltassem à civilização estariam automaticamente classificados? Afinal, o Brasil precisa de desbravadores. E as mães dos reprovados, quando indagadas sobre a sorte do filho, poderiam enxugar uma lágrima e dizer com altivez:– Ele foi um dos que não voltaram...Em vez de:– É um burro! "

Um comentário:

Thaís M.- h.e.r.o.i.n.a disse...

vc me mandou essa crônica..
adorei seu texto, brucks, ficou ótimoooooooooooooooooooooooooooo


:***

amo-amo!